top of page

Permacultura, Agroecológico, Agrofloresta e Orgânico:

Atualizado: 25 de abr. de 2022

Qual a diferença?​



1 - Permacultura é uma expressão criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado.


Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, abrangendo uma gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Nos dias atuais, a permacultura transpassa a compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis, produtivamente eficientes e em equilíbrio com a natureza.


Resumindo, podemos dizer que a Permacultura é o mapa onde o ser humano vai aprender a planejar suas ações de forma eficiente, trabalhando em conjunto com a natureza.


 

2 - De forma bem resumida também podemos dizer que Agroecológico significa pensar num modelo de produção socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável.


Além do manejo ecológico do solo e das boas práticas de cultivo sustentável na agroecologia vemos a área cultivada como uma extensão da natureza a partir de uma visão holística e integrada. Ao praticar agroecologia pensamos na colheita e nos lucros, mas pensamos também na qualidade da água, do ar, do alimento, da vida do solo, nos micronutrientes e elementos que compõem o reino mineral, vegetal e animal.


Outro aspecto importante da Agroecologia é o pensamento sobre as relações sociais entre comunidades, focada em questões como o fortalecimento da agricultura familiar, a integração entre as comunidades urbanas e rurais, criação de espaços para comercialização direta entre produtor e consumidor, entre outras.


 

3 - Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal (abreviação SAF) é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a plantas que integram a floresta. Trata-se de um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação da vegetação, da água e do solo em lugares degradados. Nela é possível combinar espécies arbóreas lenhosas, como frutíferas ou madeireiras, com cultivos agrícolas de ciclo curto, médio e longo, de forma sucessional. No começo, quando a agrofloresta está sendo introduzida, há pouca sombra sendo possível nessa etapa cultivar uma combinação sistêmica de verduras, raízes e grãos. Mais adiante, quando ela se desenvolve, as hortaliças saem mas permanecem plantas que toleram alguma sombra, como café e cacau, entre outras. No final, quando a agrofloresta se formou, temos dentro desse sistema diversos extratos de produção consorciados conforme o interesse do produtor, mas sempre levando em conta o equilíbrio com a natureza. Exemplos eficientes de Agrofloresta podem ser encontrados pelo Brasil como o consórcio entre floresta com café orgânico (da Fazenda São Luiz e do Mutirão Agroflorestal na região de Ribeirão Preto), floresta com cacau orgânico (da Fazenda Olho D'água do próprio Ernst Götsch no sul da Bahia), floresta com produção de macadâmia, lavoura branca e hortaliças (do sítio Catavento do produtor orgânico Fernando Ataliba no interior de São Paulo), floresta com produção de seringa para extração do látex (da Miclelin), entre outros.


 

4 - Orgânico significa que a produção segue uma método capaz de ser auditado e fiscalizado por lei, ou seja, temos regras a seguir para poder dizer que o alimento é orgânico: livre de transgênicos, livre de adubos químicos, livre de agrotóxicos, entre outros fatores de controle. Isso evita que pessoas boas, mas equivocadas, plantem à sua maneira e saiam dizendo que produzem orgânicos. Evita também que pessoas mal intencionadas lesem os consumidores.


Para ser considerado orgânico o alimento precisa passar por um processo de certificação auditado que fiscaliza, de berço a berço, sua conformação com a lei de orgânicos vigente no Brasil. Depois de auditado e da comprovação das boas práticas orgânicas o produtor consegue um número de registro e um selo orgânico para colocar na embalagem de seus produtos ou para colocar na banca de feira onde comercializa sua produção.


A certificação é um processo um pouco difícil para quem está começando. Mas o lado bom de conseguir a certificação orgânica é o diferencial para comercialização e o aprimoramento das técnicas, porque ao final você tem maior valor agregado no preço final dos produtos (livre de agrotóxico e com alto teor nutricional) e um know-how altamente desejado diante de uma agricultura convencional altamente desgastante e cara (porque sem precisar comprar adubo químico e pesticida seu custo de produção barateia em mais de 50%).


 

Atenção para não fazer confusão

Com relação à comparação entre Agroecológico, Agrofloresta e Orgânico não há necessidade de haver conflito entre uma coisa e outra, mas há que se distinguir que uma produção orgânica, se for monocultura, não é agroecológica e portanto, embora não tenha agroquímicos, ainda deixa a desejar em questões importantes relacionadas ao equilíbrio com o meio ambiente. Uma agrofloresta, se for baseada, por exemplo, apenas no consórcio de capim, eucalipto e gado, em verdade não é uma agrofloresta, mas sim um bosque de monocultivo que está muito longe de ser sustentável.


Quem tem uma visão integrativa, sincero respeito pela natureza e pelas gerações futuras não faz confusão. Quem faz confusão são especuladores tentando capitalizar a qualquer custo valores do ideal humano.


 

Conclusão


Parta de onde você está, do simples para o complexo, do pouco para o muito, sem pressa, bem feito... Você não precisa ser tudo, basta ser inteligente para não querer reinventar a roda. Seja humilde, aprenda com a natureza pois ela foi capaz de criar ecossistemas perfeitamente equilibrados que funcionam a milhares de anos.


Abra sua mente, observe e estude os passos dos pioneiros. Há centenas de livros, artigos e experiências que podem ser compartilhadas gratuitamente na internet. Não tente fazer sozinho, da sua cabeça. Seja humilde mas disposto a lutar por seus ideais. Então, pouco a pouco, você chegará a ver, entender e participar da arte de usar a "permacultura" para estabelecer uma ocupação humana inteligente, eficiente e harmonizada com a natureza, produzindo uma "agrofloresta" de forma "agroecológica" com "certificação orgânica" e muita prosperidade para todos os seres vivos do planeta, incluindo a raça humana...


13 visualizações0 comentário

Komentarai


bottom of page