top of page

O que você come mata sua fome?

Atualizado: 6 de set. de 2020

Conhece alguém que come, come, come e está sempre com fome?


Do ponto de vista da agricultura agroecológica e orgânica o fenômeno moderno da comilança não é apenas uma questão emocional ou de hábitos, ela tem a ver com a quantidade de nutrientes que a comida tem.


No post anterior dissemos que a formação escolar não prepara para a vida. E esse é um caso que exemplifica o que dissemos. Lembra da tabela periódica que todos vimos em química? Seria muito prático, por exemplo, ter aprendido que para ter equilíbrio e boa saúde é necessário ingerir uma quantidade satisfatória de determinados elementos em nossa alimentação, como os minerais nutrientes: cálcio, magnésio, enxofre, boro, ferro, magnésio, zinco, cobre, entre outros. Na verdade, uma planta bem nutrida cultivada de forma agroecológica e orgânica pode apresentar cerca de 40 oligoelementos essenciais para a saúde.


Ocorre que os alimentos consumidos atualmente são produzidos no que se chama de agricultura convencional, que utiliza basicamente apenas 3 macronutrientes para cultivá-los: Nitrogênio, fósforo e potássio, o famoso trio conhecido como adubo NPK. Plantas cultivadas com NPK são mais ou menos iguais aqueles marombados de academia tipo "pombo", perna fina contrastando com peitoral e braços musculosos. É pura aparência, força mesmo que é bom ali não tem.


Verdura criada a base de NPK pode ser vistosa, mas é extremamente carente de micronutrientes. Daí a razão de você comer e estar sempre com fome: suas células estão gritando de fome, enviando sinais ao cérebro clamando por vitaminas e sais minerais. Tico e Teco, no entanto, não sabem disso. A tabela periódica para eles foi apenas uma lição decorada para passar de ano. Não conseguiram estabelecer relação entre as aulas de química e a saúde humana. Daí é o que se vê: tentativas frustradas de dieta, sofrimento, comilança e o povo só que engorda!


Comer bem significa, em primeiro lugar, nutrir nosso organismo do que seja essencial para a manutenção da saúde. O que vem depois disso são detalhes da gastronomia. Se você for economicamente rico compre alimentos agroecológicos e orgânicos. Se for economicamente pobre plante-os. Em ambos os casos querer é poder.












6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page